Bem Vindo à Loja Virtual !

Livro Os sentidos internos em Ibn Sina (Avicena)

Seja o primeiro a comentar este produto

Disponibilidade: Em estoque

R$48,00

Descrição Rápida

Panorama: Trilogia de Estudos sobre Avicena


O livro Os sentidos internos em Avicena faz parte da trilogia de estudos sobre três áreas de seu pensamento que estão intimamente ligadas: a Psicologia, a Epistemologia e a Metafísica. Neste primeiro livro são apresentadas a vida e a obra de Avicena e as principais características de sua Psicologia. Os sentidos internos são as faculdades da alma que se localizam no cérebro, tais como a memória e a imaginação. O estudo abrange, também, as dimensões do desejo e da cognição. Médico e Filósofo, o modo como Avicena pensa o humano engloba tanto o corpo como o a alma, fazendo de sua Psicologia uma abordagem psicossomática por excelência. O livro também traça um percurso histórico de sua obra O Livro da Alma e de sua influência na Ciência e na Filosofia da Europa pré-renascentista.


O livro O intelecto em Avicena é o segundo estudo sobre a trilogia de sua obra filosófica que interliga as áreas da Psicologia, Epistemologia e Metafísica. Nesse caso, a análise recai sobre a questão do intelecto humano e o modo pelo qual ele compreende a realidade das coisas. Depois do estudo dos sentidos internos (imaginação, memória etc.) a faculdade do intelecto é considerada a mais específica dos humanos, ligando-os à natureza mais profunda do Cosmos. O livro apresenta a natureza da alma humana, suas diversas faculdades e, ao final, indica as razões pelas quais o intelecto humano pode sobreviver à morte do corpo. A imortalidade da alma, ou ao menos de algumas de suas faculdades, finaliza o estudo já às portas da dimensão metafísica da existência.


O livro Inteligência e Metafísica coroa o estudo da trilogia de estudos sobre as três áreas da Filosofia de Avicena: Psicologia, Epistemologia e Metafísica. Neste livro, o estudo recai sobre a Metafísica, mais especificamente sobre as conexões do intelecto humano com as inteligências cósmicas e, por meio delas, com o princípio inteligente que se encontra presente em todos os aspectos da realidade. Conectando, assim, o humano ao Cosmos, Avicena traça um roteiro de origem da existência humana, a condição da alma junto com o corpo e sua existência além do corpo. Nesse cenário, Avicena teoriza não só a respeito dos caminhos da alma humana, mas também escreve sobre o papel da sociedade, das cidades, da ética e da política no percurso individual e coletivo da espécie humana em busca da felicidade.


Miguel Attie Filho, nascido na cidade de São Paulo, é  Filósofo e Escritor.


__________________________

Livro Os sentidos internos em Ibn Sina (Avicena)

Detalhes

Primeiro volume da trilogia sobre a filosofia de Avicena. Edipuc, 1999. 14 X 21.

Tags do Produto

Utilize espaços para separar tags. Utilize aspas simples (') para frases.