Panorama: Trilogia de Estudos sobre Avicena
O livro Os sentidos internos em Avicena faz parte da trilogia de estudos sobre três áreas de seu pensamento que estão intimamente ligadas: a Psicologia, a Epistemologia e a Metafísica. Neste primeiro livro são apresentadas a vida e a obra de Avicena e as principais características de sua Psicologia. Os sentidos internos são as faculdades da alma que se localizam no cérebro, tais como a memória e a imaginação. O estudo abrange, também, as dimensões do desejo e da cognição. Médico e Filósofo, o modo como Avicena pensa o humano engloba tanto o corpo como o a alma, fazendo de sua Psicologia uma abordagem psicossomática por excelência. O livro também traça um percurso histórico de sua obra O Livro da Alma e de sua influência na Ciência e na Filosofia da Europa pré-renascentista.
O livro O intelecto em Avicena é o segundo estudo sobre a trilogia de sua obra filosófica que interliga as áreas da Psicologia, Epistemologia e Metafísica. Nesse caso, a análise recai sobre a questão do intelecto humano e o modo pelo qual ele compreende a realidade das coisas. Depois do estudo dos sentidos internos (imaginação, memória etc.) a faculdade do intelecto é considerada a mais específica dos humanos, ligando-os à natureza mais profunda do Cosmos. O livro apresenta a natureza da alma humana, suas diversas faculdades e, ao final, indica as razões pelas quais o intelecto humano pode sobreviver à morte do corpo. A imortalidade da alma, ou ao menos de algumas de suas faculdades, finaliza o estudo já às portas da dimensão metafísica da existência.
O livro Inteligência e Metafísica coroa o estudo da trilogia de estudos sobre as três áreas da Filosofia de Avicena: Psicologia, Epistemologia e Metafísica. Neste livro, o estudo recai sobre a Metafísica, mais especificamente sobre as conexões do intelecto humano com as inteligências cósmicas e, por meio delas, com o princípio inteligente que se encontra presente em todos os aspectos da realidade. Conectando, assim, o humano ao Cosmos, Avicena traça um roteiro de origem da existência humana, a condição da alma junto com o corpo e sua existência além do corpo. Nesse cenário, Avicena teoriza não só a respeito dos caminhos da alma humana, mas também escreve sobre o papel da sociedade, das cidades, da ética e da política no percurso individual e coletivo da espécie humana em busca da felicidade.
Nós te mostraremos, agora, que esta ciência em cuja via estamos é a Filosofia Primeira, e que ela é a absoluta Sabedoria; e que os três atributos por meio dos quais se descreve a Sabedoria são atributos de uma única disciplina, que é esta. (Ibn Sina – Avicena – séc XI)
Partes traduzidas do árabe para o latim da obra enciclopédica A Cura de Ibn Sina (Avicena), notadamente o Livro da alma e a Metafísica foram responsáveis, entre outras coisas, pela entrada da ciência e da filosofia grega na Europa a partir do século XII d.C., trazendo o pensamento de Aristóteles para o Ocidente. Depois de ter lançado no ano passado a tradução inédita para a língua portuguesa do Livro da alma, Attie Filho apresenta neste novo livro um estudo sobre a Metafísica de Ibn Sina. O livro traz os principais trechos da Metafísica do filósofo traduzidos para a língua portuguesa e uma análise de um dos marcos mais importantes na constituição de toda Metafísica posterior ao século XI até os dias atuais tanto no Ocidente como no Oriente. Inteligência e metafísica em Ibn Sina (Avicena) fecha a trillogia de estudos de Attie a respeito da filosofia de Avicena, selando, assim, o trajeto iniciado com os estudos sobre a psicologia e a epistemologia desse autor em duas publicações anteriores.
Miguel Attie Filho é Escritor. Nascido na cidade de São Paulo, é Filósofo e Escritor.
Esta é uma tiragem especial de 100 exemplares numerados e feitos artesanalmente.